Tudo o que você provavelmente não sabia sobre o marketing

Quem está imerso no mundo do marketing pode chegar a pensar que esta seja uma área de atuação moderna e atual. Mas, na verdade, o marketing é uma ciência que começou a ser estudada mais profundamente após a Revolução Industrial por volta de 1760 devido a sua grande influência no mercado. A facilidade na produção de bens de consumo e o crescimento da concorrência fez com que os empresários começassem a criar estratégias para atrair cada vez mais clientes e impulsionar seus negócios.

Na época de 1450, a forma mais elaborada de marketing era impressa. A prensa de Gutemberg foi uma invenção que revolucionou a comunicação humana, já que foi ela a responsável por impulsionar os primeiros anúncios impressos. A partir daí, começaram a surgir jornais e revistas que se tornaram o meio mais interessante para as marcas se comunicarem com os consumidores. E até hoje, essa é uma forma de fazer propaganda.

A partir de 1880, com o avanço da tecnologia em meios de transporte e comunicação, as marcas começaram a criar um vínculo com seus clientes buscando fornecer informação ao invés de só fazer propaganda. Foi neste período que a John Deere lançou a revista “The Furrow” procurando passar informações para os fazendeiros melhorarem seus negócios. Ideia esta que mais tarde serviu de inspiração para a Michelin que criou o “Michelin Guide”, um guia de dicas de manutenções e dicas de viagens para seus clientes.

Com o surgimento do rádio e posteriormente da TV, as marcas começaram a investir em divulgar conteúdo e impulsionar campanhas publicitárias. É neste período que o marketing atinge sua fase mais popular. O uso de da internet impulsionou o marketing digital, inicialmente nos sites e blogs. Depois dos anos 2000, as redes sociais começam a surgir e rapidamente se tornaram a forma mais prática que as marcas encontraram para interagir com o público.

E aqui estamos nós! É por conta do esforço de outros homens que hoje nós nos sentimos cativados a trazer soluções eficazes para nossos clientes. E se perguntarem o que fazemos, sempre vamos responder com muito orgulho: comunicação. Porque nós amamos o que fazemos.

W3Case – Publicidade e Desenvolvimento Web
(67) 3441-9114 / 3441 – 7076